terça-feira, 6 de março de 2018

Dicas para elaboração de currículos


Dicas para elaboração de currículos


Olá pessoal, boa tarde!

Não sou um dos donos da verdade e nem quero estar 100% certo. Meu interesse é apoiar as pessoas diante desta crise econômica em suas recolocações. Se este artigo chegar a somente uma única pessoa e fazer a diferença na vida dela, já estou feliz da vida.

Com algumas experiências pessoais, sites e redes sociais, aproveito esta oportunidade para apresentá-los algumas dicas de elaboração de currículos:

01 - Jamais minta em seu currículo: Profissionais que mentem em currículos são desmascarados por profissionais de RH com perguntas precisas e específicas. Existem pessoas que são excelentes em mentir e exagerar, mas são desmascarados com facilidade. Por exemplo, a linguagem corporal pode dizer muito a seu respeito durante as entrevistas. Outro fato é que você pode ser aprovado na entrevista, mas futuramente terá de comprovar aos colegas de trabalho suas experiências e conhecimentos. Você pode até não possuir a experiência dentro dos requisitos solicitados, o mais importante de tudo é mostrar ao entrevistador que você possui vontade de aprender, motivação e comprometimento. Seja honesto, sincero e transparente durante a entrevista. A mentira quebra a credibilidade do candidato e pode gerar um colapso permanente da confiança durante a entrevista, portanto evite constrangimentos.


02 - Estenda o seu networking profissional: Faça mais contatos e busque profissionais dentro das empresas ao qual você acha que possuem potencial para fazer novas contratações. Nada o impede de fazer contato com antigos amigos da sua cidade e faculdade para pedir apoio. Entenda também que o networking é uma oportunidade para o desenvolvimento e troca de ideias. Estando empregado ou desempregado, você deve sempre ter uma visão "colaborativa" e quebrar a mentalidade desta cultura de competição enraizada no nosso aprendizado brasileiro. Digo isso porque outros países estão mais evoluídos neste aspecto de educação. Ajudar e contribuir sempre agrega valor valor a vida das pessoas de forma significativa. E se você está ajudando as pessoas, estará ajudando a si mesmo. Você sabe qual é a melhor forma de aprender? Resposta: É ter que ensinar.

03 - Faça um currículo personalizado com o perfil da vaga de interesse: Surgiu uma vaga com o seu perfil? Escreva e ajuste o currículo com um perfil semelhante a vaga. Às vezes o melhor caminho para ser selecionado por um entrevistador em um processo seletivo, é ter o seu currículo ajustado de forma devida para a vaga específica. Muitos currículos são deixados de lado durante a seleção justamente porque são panfletados, isto é, não possuem um foco direcionado para aquela vaga. A verdade é que os candidatos geralmente possuem um currículo genérico onde não fazem alterações a um certo tempo e o candidato envia este currículo desta forma sem fazer até alguma revisão ou atualização (no modo 0800 Brasil das couves) para o entrevistador ou responsável pela seleção. Isso dificulta bastante o trabalho de RH ou consultorias especializadas, pois eles perdem muito tempo tentando entender se o currículo enviado atende as expectativas da vaga.

04 - Evite o uso de modelos de currículo da internet (templates) e questione-se sempre a relevância deles: Muitos modelos de currículos disponibilizados na internet são genéricos. Por este motivo, acabam faltando certas informações para serem incluídas ou estes fogem do padrão aceito pelas empresas e consultorias de RH. Não trate o seu currículo como um folder, trabalhe ele de forma estratégica e evite colorir muito.


05 - Entenda qual o tipo de currículo está dando mais certo para você: A recomendação de especialistas em RH é que um currículo seja feito no máximo em 2 folhas. Mas um currículo simples em uma única folha também pode ser um bom exemplo. Profissionais de RH, consultorias e empresas possuem uma série de atividades administrativas. No final, o tempo deles é bastante curto, quanto mais simples e adequado, mais você facilitará o trabalho deles. Faça alguns testes e marque uma pontuação de aceitação do modelo criado. Peça também apoio de profissionais de RH para observarem se este currículo que você acabou de criar. Faça uma a pontuação com relação ao retorno de entrevistadores com base no currículo que enviou, o objetivo aqui é verificar a "aceitação" para verificar se o modelo criado está está no caminho certo.

06 - Pense e use estratégias diferentes das atuais utilizadas por outros profissionais: Muitos currículos atualmente são cadastrados diretamente no site das empresas. Só que... quando você não é solicitado pelo entrevistador ou RH para fazer o cadastro no site da empresa, no final este seu cadastro acaba sendo somente mais um. Existe uma grande quantidade de currículos cadastrados. A melhor solução para este caso, seria descobrir uma pessoa (contato) dentro da empresa para ajudá-lo a entregar o currículo impresso para o RH, mas entendo que este caso é difícil. A segunda estratégia é ser mais "cara de pau", isto é, visitar a empresa fisicamente e deixar o currículo aos cuidados do RH. Mesmo que o RH informe a você que existe cadastro no site, vão perceber que você teve uma iniciativa diferente, isto é, foi até o local e entregou o currículo.

07 - Verifique a relevância dos cursos em seu currículo e atualize-se sempre: Não esqueça de ter foco dentro da área que atua. Os entrevistadores sempre tentarão entender a relevância dos cursos que você atualmente está fazendo, comparando-os com sua área de atuação atual e o cargo pretendido. Faça cursos de atualização na sua área e jamais passe a impressão que está parado. Há vários cursos gratuitos na internet e se existe a oportunidade e possibilidade de atualização, você pode recorrer a este recurso. Aproveite e verifique sempre se existem palestras e eventos nas faculdades, a questão principal que comento aqui é a busca do conhecimento.

08 - Visite o site das empresas: Sempre procure entender o modo de operação, o segmento da empresa e sua saúde financeira. Pois isso sempre é uma preparação para a entrevista. Muitos destes sites também apresentam vagas em aberto, o que pode também ser um canal aberto para fazer futuras candidaturas a determinadas vagas. Uma observação é que os entrevistadores questionarão sempre o que você sabe a respeito da empresa. Isso mostra o seu interesse em fazer parte da mesma e se a vaga atual tem possui sentido e relevância para você. Lembrando que os candidatos sempre estão em busca de uma carreira que faça sentido em suas vidas.

09 - Solicite ajuda de colegas de profissão com recomendações profissionais: Solicite o apoio de colegas de profissão para ajudá-los com as recomendações profissionais. É sempre importante avisá-los que está em busca de emprego e se pode contar com o apoio deles. Os profissionais de RH provavelmente entrarão em contato com eles para buscar informações e referências ao seu respeito. O Linkedin possui um recurso onde você solicita recomendação aos profissionais pertencentes a sua rede profissional. Se você faz uso constante, é importante que solicite recomendações aos seus colegas de profissão.

10 - Realize padronizações (organização): Padronize o seu currículo de forma que ele fique semelhante ao que esta escrito dentro da sua rede social profissional do Linkedin. Se você adotar esta estratégia, no meu ponto de vista, acredito que isso trará resultados e facilitará bastante os entrevistadores. O Linkedin é uma rede social profissional conhecida e muitos profissionais de RH, headhunters e consultorias fazem uso desta, para buscar de profissionais. Eles receberão o seu currículo digital enviado por email e farão comparações com o seu perfil da rede. Este recurso também é usado para fazer o alinhamento com outros profissionais internos da empresa e a tomada de decisão com relação aos processos seletivos.

11 - Faça a revisão ortográfica e a concordância lógica do seu currículo: Currículos com erros de ortografia mostram uma certa falta de atenção de profissionais no nível de escrita e redação. Estes são fatores que deixam profissionais de RH com dúvidas e incertezas a respeito do candidato. A dica neste caso, é que solicite aos seus colegas de profissão ou amigos que possuem um bom nível de leitura e escrita, para ajudar com a leitura do seu currículo. Algumas vezes eles acabarão descobrindo coisas que podem lhe surpreender ou pegar você de surpresa. Escreva também o currículo de forma simples e objetiva, evitando uma linguagem de difícil compreensão para os entrevistadores. Lembre-se que estes profissionais possuem pouco tempo e precisam selecionar candidatos das mais diversas áreas de atuação nos processos seletivos. Profissionais de RH não são doutores ou arqueólogos egípcios, são pessoas como nós também e possuem as suas dificuldades e limitações. Já cheguei a ver alguns currículos com emoticons (aquelas imagens animadas de carinhas e gestos que colocamos em postagens de redes sociais). Mas acredito que é necessário um pouco mais de maturidade e seriedade com a apresentação profissional e envio de currículos. Candidatar-se a uma vaga de emprego não é uma mensagem para seus amigos do dia a dia em redes sociais.

Conclusões finais:


A elaboração de um currículo é um trabalho que envolve esforço e dedicação pessoal. Você deve sempre este fator em consideração, pois nele você está falando da sua carreira. Não esqueça que você é o empresário da sua vida, isso exige gestão e administração.

Uma rede social serve como um elemento que contribui para o relacionamento pessoal, profissional e a troca de ideias. Você tem a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas que agregarão muito em sua vida no aspecto profissional e pessoal. Você deve utilizar sempre isso ao seu favor, pois estamos em plena era da informação caminhando para a quarta revolução industrial. Desta forma, você deve estar alinhado as tendências do mercado na sua área de atuação e fazer o uso constante da tecnologia ao seu favor. Nos tempos antigos, muitos gênios, físicos e cientistas revolucionaram o mundo com suas teorias e dedicaram suas vidas para termos a tecnologia que temos atualmente. Vamos nos esforçar sempre para sermos os melhores nos aspectos pessoais e profissionais em nossas vidas, inovando e revolucionando o mundo em dedicação especial a eles.

Desejo boa sorte a todos!!! Um abraço e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário