Os desafios para conseguir empreender no Brasil
Recentemente fui assistir a uma palestra de empreendedorismo em uma Universidade. A impressão que tive foi uma visão parecida que alguns profissionais do Linkedin onde estes comentam sobre "a fantástica falácia do empreendedorismo" em seus posts, e não é toa que boa parte dos comentários deles são verdadeiros.
Você observa muitos livros falando a respeito do empreender politicamente correto no Brasil baseados em conceitos tradicionais, mas ainda há uma certa dificuldade de se mostrar qual é o verdadeiro desafio de conseguir fazer esta atividade no país. No Brasil ainda existem vários elementos que não contribuem significativamente para isso. Um exemplo disso são as próprias escolas de primeiro e segundo grau que não possuem disciplinas de educação financeira, administração, projetos e planejamento. Esses conceitos quando chegam mais cedo na cabeça dos jovens servem como elementos fundamentais para o seu desenvolvimento tanto no lado pessoal como profissional.
Dependendo da complexidade da ideia de negócio quando falamos em investimento financeiro, as pequenas ideias conseguem seguir adiante e isso pode ser considerado o início. Mas as ideias de negócio mais complexas que exigem um alto valor financeiro, podem a vir a ficar paralisadas e por fim perder o seu tempo. Isto porque, se os bancos e investidores não ficarem com uma boa impressão da sua ideia de negócio, acabam vetando o seu investimento, mesmo que você tenha escrito ou apresentado um excelente plano de negócios.
Pessoal... vocês já viram como o pais é Governado? Ele é o reflexo do nosso modelo cultural e educacional. Atualmente temos um ministro de ciência e tecnologia que detesta tecnologia sendo admitido através de cargo de confiança. O desenvolvimento em pesquisa e tecnologia teve seus investimentos reduzidos para pagar dívidas da crise que passamos. O governo desistiu do PRONATEC e a coisa simplesmente foi suspensa... depois eles falam de "uma pátria educadora". E olha que nem falamos do BNDES que não apoia os empreendedores da forma que deveria ser feita. Nas propostas aprovadas por eles ao investir no negócio, eles querem ficar com 60% do negócio, tomando o controle do negócio do empreendedor. As faculdades possuem com milhares de trabalhos de conclusão de curso (TCC) que ficam em prateleiras ou jogados em um canto nestas instituições.
Ainda assim o povo é guerreiro e segue em frente. Mas uma das variáveis que devem ser levadas a sério é o planejamento. Se você tem uma ideia de negócio o importante é:
- Quanto tempo deverei me dedicar ao negócio?
- Qual é o valor do investimento? Isto é, o gasto inicial para começar, o gasto mensal (material, fornecedores, funcionários, impostos)? Ter um controle detalhado dos gastos e uma gordura para alguma surpresa inesperada.
- Eu tenho escrito um passo a passo de como o negócio irá funcionar? Há um plano de negócio detalhado para apresentar?
- Foi feito uma análise da minha concorrência? Se sim... como o produto deles funciona em relação ao meu? Qual seria o meu diferencial?
Sugiro vocês a questionarem aos seus filhos se as escolas deles possuem estas disciplinas. Já vou adiantar que poucos terão, e sabe porque? Porque as escolas de ensino básico e médio ainda estão preocupadas em atender aos requisitos do MEC com seus regulamentos e normas jurássicas. Em um mundo que vivemos de constantes mudanças e transformações, onde já se é falado da quarta revolução industrial (inteligência artificial) nossos jovens precisam estar mais do que preparados. E não ainda ter que esperar fazer uma faculdade para ver se ainda irá vir a cursar estas disciplinas, isso se estas disciplinas estiverem presentes na grade curricular do respectivo curso ao qual farão.
Estudem sempre, pensem bastante a respeito de comunicação, trabalho em equipe, projeto e principalmente em planejamento. Você não precisa de uma "faculdade" para empreender, mas "conhecimento" é fundamental. Todo mundo quer definir o que é empreendedorismo hoje, mas isso fica preso algumas vezes a conceitos do empreender politicamente correto. O brasileiro é ótimo no elemento "criatividade", e até mais do que em outros países, mas ele é péssimo em planejamento e execução. Empreender é desenvolver a sua criatividade e inovação.
Não deixem que definam o que é empreendedorismo para você, pois isso é muito pessoal. Saia dessa caixa do empreender politicamente correto.
Ainda estamos na inércia.
0 comentários:
Postar um comentário