sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Introdução ao IPv6

Bom... neste artigo vou fazer um resumo sobre as funcionalidades do IPV6. Na verdade trata-se de um resumo para ajudar estudantes com exame 640-802 da Cisco assim como entendimento a respeito da nova metodologia.

I - Por que usar o IPv6 ?
Você já chegou a pensar quantos dispositivos que utilizam o protocolo IP como também estes estão conectados a internet? São exemplos Palms, iphones, laptops, console games, fax machines, roteadores, switches e muitas novas tecnologias que estão por vir que precisarão de endereços. Outro problema é os endereços IP públicos estão se esgotando segundo a IANA (Internet Assigned Number Authority) que é o instituto responsável por controlar as faixas de endereçamento IP públicos.
Fonte: www.iana.org

O NAT (Network Adress Translation) até veio como uma solução para que um dispositivo saia para a Internet usando um único endereço público, 1 para N endereços (exemplo: PAT ou NAT Overloading). Um dos problemas é que certas aplicações podem não funcionar adequadamente com o NAT, por exemplo, ele traz problemas para o IPSec, além de causar uma queda de desempenho nos equipamentos (roteadores).

II - Segurança
O IPSec foi incluido no IPV6 provendo uma segurança fim-a-fim.

Características e comparações:
- IPv4 - 32 bits para representação
- IPv6 - 128 bits para representação

Comparação entre o IPv4 e o IPv6



Entenda que algumas mudanças foram criadas para simplificar pois o ipv4, bom... isso é o que eles disseram.

Um exemplo de endereçamento IPv6:



III - Impactos na implantação

- Equipamentos precisam ter suporte ao IPv6;

IV - Tipos de Endereçamento

No IPv6 existe Unicast e Multicast usado no IPv4. No IPv4 havia o Unicast, Broadcast e Multicast mas o Broadcast foi eliminado no IPv6 por causa da sua ineficiência. No IPv6 foi criado também o Anycast.

Unicast - Identificação de um único destinatário. Pacotes endereçados para um único endereço são entregues para uma única interface, isto é, enviando diretamente para a interface associada a esse endereço.

Multicast - Identifica um grupo de interfaces, mas um pacote destinado a um endereço multicast é enviado para todas as interfaces de um grupo. É semelhante ao IPv4, pacotes endereçados para um endereço de Multicast são entregues por todas as interfaces identificados por endereços multicast. Algumas vezes as pessoas chamam isto de "um para muitos" (1 to ANY). No IPv6 os endereços desse tipo se iniciam com FF.

Anycast - O pacote é entregue a um host membro do grupo. Como os endereços de Multicast, um endereço de Anycast identifica múltiplas interfaces, mas existe uma grande diferença: o pacote anycast é somente entregue para um endereço.

Global Unicast Address - São os endereços de IP Públicos roteáveis, semelhante ao IPv4.

Link-Local Address - Conhecidos como os endereços privados, eles não são roteáveis como o anterior. Este tipo de endereço pode ser automaticamente configurado em qualquer interface pela conjugação de seu prefixo FE80::/10 (1111111010000000) .

Unique Local Address ou Site-Local Address - Este tipo de endereço é identificado pelo prefixo FEC0::/10 (1111111011000000) e pode ser definido para uso interno numa organização através da concatenação do campo de SLA (16 bits) com a identificação da interface (64 bits). Este tipo de endereçamento pode ser considerado como privado; visto estar restrito a um domínio sem ligação à Internet. Este tipo de endereçamento não pode ser anunciado externamente por roteadores.

ICMPv6

ICMPv6 parameters - IANA — Internet Assigned Numbers Authority
http://www.iana.org/assignments/icmpv6-parameters

Seja Bem Vindo

Olá,
A intenção da criação deste blog é a de disseminar o conhecimento gerado a partir das pesquisas e projetos de trabalho do dia a dia.